Betina Lopes

Betina Lopes

Betina da Silva Lopes é Professora Auxiliar e Investigadora (CIDTFF) na Universidade de Aveiro, Portugal. Tem estado envolvida em diversos programas de formação de professores (de ciências) envolvendo colaboração institucional nos países de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Timor-Leste, Portugal, São Tomé e Príncipe). Os seus interesses de investigação centram-se na interação entre: educação em Ciência(s), particularmente Biologia e Geologia, cooperação internacional para o desenvolvimento, formação de professores e supervisão e avaliação como área transdisciplinar. Até à data, orientou mais de trinta estudantes internacionais, desde mestrados a pós-doutoramentos, incluindo estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde e Timor-Leste.

Resumo da Apresentação

O que precisamos de aprender para capacitar professores de ciências?  Reflexões a partir de um estudo de caso focado na cooperação internacional

As universidades públicas portuguesas têm-se assumido cada vez mais como atores de desenvolvimento noutros países, cenário que emerge da interação entre o movimento de internacionalização da academia e o modelo descentralizado da cooperação portuguesa. Nesta comunicação pretende-se mapear e problematizar o contributo das universidades públicas portuguesas na capacitação de professores realizada em contextos de cooperação internacional, nomeadamente no âmbito de protocolos que envolvem instituições de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé Príncipe e Timor-Leste.