Diana Soares

Diana Soares

Professora de Biologia e Geologia desde 2017, integra o Programa Doutoral em Educação da Universidade de Aveiro desde 2019 e beneficia de uma bolsa de Doutoramento FCT desde 2021. Dedica a sua investigação à educação em Ciência(s), com foco especial na Biologia e Geologia, e à formação e supervisão de professores. Recentemente, e após integrar um projeto focado na formação de professores em São Tomé e Príncipe, ampliou os seus interesses para explorar a cooperação internacional na formação. Esta trajetória reflete o seu compromisso contínuo com a melhoria do ensino e a contribuição para a investigação educacional.  

Resumo da apresentação

Título: Formação de futuros professores de biologia em Angola e Portugal: recomendações sustentadas numa investigação 

Nesta comunicação, destacamos uma investigação que delineia o currículo de formação inicial de professores, analisando relatórios e trabalhos de conclusão de curso de uma instituição pública angolana e outra portuguesa. O framework compreende três dimensões: 1) Áreas de conhecimento sustentador; 2) Abordagens, estratégias e recursos para o ensino das ciências; e 3) Desenvolvimento profissional. Os resultados indicam que em ambas as instituições existem um forte destaque no conhecimento fundamental em Biologia, com atenção restrita às ciências da educação. Na instituição angolana, a falta de modelos teóricos para as estratégias de ensino e a inadequada atenção ao desenvolvimento profissional sugerem possíveis restrições de recursos para os professores de biologia. Na instituição portuguesa, embora o desenvolvimento profissional seja uma das preocupações dos futuros professores, há falta de apoio de modelos teóricos que sustentem essas preocupações.