Fernando Silvio Cavalcante Pimentel 

Fernando Pimentel

Bolsista de Produtividade do CNPq (PQ 2), é licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Cesmac, especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Castelo Branco e especialista em Tecnologias em Educação pela PUC/RJ. É mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Realizou estágio pós-doutoral em Educação e Psicologia na Universidade de Aveiro, e estágio pós-doutoral em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital e aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação on-line, webquest, tutoria e avaliação. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Cedu/Ufal).  Atualmente é coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância na Universidade Federal de Alagoas, integrante do banco de avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), professor associado da Universidade Federal de Alagoas e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais – Ufal. 

Resumo da apresentação

Título: Formação de professores para as Ciências na cultura digital: ludicidade e metacognição 

O contexto da cultura digital, em uma sociedade cada vez mais dependente das tecnologias digitais, exige uma reflexão sobre a formação de professores, inclusive para as Ciências. A sociedade, a indústria e o comércio necessitam de pessoas que possam desenvolver competências e habilidades que atendam à realidade atual. Nesse sentido, os currículos de formação de professores são repensados a partir de dois elementos: a ludicidade, como parte integrante da identidade de cada sujeito, e a metacognição, enquanto capacidade de conhecer, refletir e agir no desenvolvimento de processos cognitivos.