
Isabel P. Martins, professora catedrática (aposentada) de Didática das Ciências, da Universidade de Aveiro, e membro do CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. É presidente eleita da Associação Ibero-Americana CTS na Educação em Ciência, desde 2012. Foi Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, 2004-2010. Dirigiu projetos de desenvolvimento curricular e de formação de professores em Timor-Leste, no âmbito da cooperação Portugal – Timor-Leste, 2010-2018. Consultora do Ministério da Educação de Portugal, autora de programas de Química para o ensino secundário e de formação de professores para o Ensino Experimental das Ciências. As suas áreas de investigação são: didática das ciências, educação CTS, ensino experimental das ciências, formação de professores e desenvolvimento curricular.
Resumo apresentação
Título: Ciência, Educação em Ciência e Didática das Ciências – que articulação?
Aprender o que é ciência e ensinar ciências são conceitos interligados no resultado perseguido, mas distintos no processo. Educação em ciência e educar para a ciência são dimensões da formação individual e social que hoje deverão estar presentes na construção de um conceito de literacia próprio de sociedades contemporâneas.
Será que o crescimento do conhecimento científico apela a uma diferente educação em ciência? Como se organiza o currículo escolar para um projeto de educar para a ciência? Qual o papel da didática na promoção da educação em ciências mais consentânea com os desafios societais da atualidade? Ensinar conceitos ou ensinar a pensar sobre problemas?
Distinguir finalidades da educação em ciência evolutivas no tempo, currículo escolar de ciências e didática das ciências é o mote para esta intervenção.